Com o objetivo de acompanhar as novas tendências de mercado e priorizar o bem-estar de sua equipe, a agência de publicidade campineira Rezzolute implementou a jornada de 4 dias para todos os seus colaboradores em 2022.
Inspirados pelo modelo que se iniciou em países europeus como Inglaterra, Bélgica e Espanha, os diretores Flávio Beltrame e Mariah Skittberg aplicaram a redução da jornada semanal sem redução salarial e mantendo os benefícios dos colaboradores.
“Flexibilizar a carga horária de 40 para 32 horas semanais exigiu planejamento, orientações contábeis e jurídicas, mas o mais incrível foi ver os membros da equipe se organizando, super preocupados com as entregas. Isso mostrou para nós o nível de comprometimento deles”, explica Mariah.
Dados que corroboram a decisão não faltam: de acordo com uma pesquisa feita pelo Indeed, 61% dos trabalhadores brasileiros consideram mudar de emprego em caso de problemas de saúde mental e 74% acreditam que seriam mais produtivos em uma semana de quatro dias.
85% deles acredita que a redução da carga horária melhoraria sua saúde mental e 86% o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.
Como tudo começou
O tubo de ensaio dessa experiência foi pandemia, quando a Agência Rezz, como foi carinhosamente apelidada, precisou migrar o trabalho integralmente para o formato home office.
“Deu tão certo que deixou de fazer sentido sairmos de casa para trabalhar. Não temos nem escritório físico mais, o que nos gerou uma redução considerável de custos. Sem contar a qualidade de vida e o tempo livre que ganhamos. E a produtividade do pessoal aumentou!”, revela Flávio.
Depois da experiência, os diretores decidiram que era hora de dar um passo a mais: diminuir um dia de trabalho. Estudos indicam que além de aumentar a produtividade, trabalhar menos melhora a saúde física e mental e também evita síndromes de esgotamento, como Pânico e Burnout.
Mas como funciona?
Por conta do bom planejamento, os clientes não foram impactados. Quando ficaram sabendo, o feedback foi que nem tinham percebido a mudança.
“Fizemos uma escala de rodízio para as folgas: uma turma fica sem trabalhar na sexta-feira e outra turma na segunda. Cada um tem um parzinho que assume as entregas para o colega poder descansar tranquilo e vice-versa”, explica Mariah, que além de ser diretora também cuida do atendimento aos clientes.
Ela continua. “Também criamos um senso de alerta e prevenção: estamos sempre focados em adiantar as entregas para não ter correria”.
Uma agência de resoluções
A Agência Rezz aproveitou o ensejo para lançar também o seu novo nome no mercado da publicidade.
Antiga Spaço, a empresa já coleciona mais de 35 anos de experiência no marketing de varejo, tendo atendido marcas relevantes como Supermercados Covabra, Grupo Tempo, Broto Legal, Café Canecão e a rede de franquias Casa do Construtor.
“O nome nasceu da nossa capacidade de dedicar energia onde precisa: resolver os problemas e as dores dos clientes sem conversa fiada”, explica Mariah.
De acordo com a equipe, essa resolução vem de resolver, solucionar, encontrar a resposta, definir o resultado. O insight surgiu dos inúmeros aconselhamentos e consultorias que a agência presta aos seus clientes.
Agora o próximo passo, de acordo com Flávio, é crescer. Ele finaliza com um trocadilho: “O foco principal é fechar cada vez mais contratos e abrir Spaço para a Rezzolute”.
Carol Balduci
Redatora na Rezz