De onde veio a Black Friday

Vai um pouquinho de contexto, chefia?

A Black Friday é uma data estadunidense que ocorre na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, a data é caracterizada por ser um momento para adiantar as compras de natal.

A data conta com ofertas notáveis que podem chegar até a 90% de desconto, o que explica o empurra-empurra, as lojas lotadas e as filas de espera gigantescas para entrar nas lojas e garantir os produtos com preço OFF.

No Brasil, a Black Friday passou a ser adotada a partir de 2010 no calendário varejista.

Ganhou uma nova roupagem para os consumidores brasileiros e, embora tenha suas particularidades e seja um pouquinho diferente da dinâmica norte americana, a Black Friday é uma ocasião extremamente importante para o varejo.

O que esperar das vendas na Black Friday 2022

Para você se preparar para esse evento super importante para o varejo, a Rezz separou alguns dados com os quais é bom ficar atento. Veja a seguir.

Ano de Copa do Mundo: goleada de vendas

Um ponto importante para a Black Friday de 2022 é que ela ocorre em ano de Copa do Mundo, mais precisamente na última sexta-feira de novembro, dia 25, um dia após a estreia do Brasil na Copa no dia 24.

De acordo com a Pesquisa de Consumo do segundo semestre de 2022 levantada pela Behup, 56% dos entrevistados pretendem comprar algum item em função da Copa.

 

 

Nesse cenário, os setores que se destacam em intenção de compra são:

  • Roupas e acessórios;
  • Eletrônicos e aparelhos para acompanhar os jogos (como TVs, suportes para aparelhos, caixas som, cabos e etc);
  • Itens de Mercado (Comidas, bebidas e aperitivos fazem parte da lista).

Vendas no pós pandemia

Você já sabe que o período de isolamento transformou as relações de compra do consumidor e fortaleceu como nunca o e-commerce.

Em 2021, em apenas 12 meses, as vendas no e-commerce brasileiro tiveram um crescimento nominal de 5% com relação a 2020, de acordo com as informações divulgadas pela Nielsen|Ebit.

Outro fator importante levantado pela pesquisa é que o ticket médio no último período de Black Friday subiu 16% e ficou em R$ 753,00. Nada mal, não?

No cenário pós pandemia, o que se pode esperar é um consumidor exigente que busca por um negócio omnichannel, ou seja, um serviço que oferece uma experiência completa e de qualidade em todos os seus canais.

Como usar a Black Friday a seu favor

Agora que você já entendeu um pouquinho como o consumidor está pensando para a Black Friday desse ano, aqui vão alguns pontos valiosos que vão te diferenciar da concorrência.

Planejamento

A hora é agora! Junte imediatamente toda sua equipe de marketing para pensar em atrações para Black Friday. Além de preços atrativos, você pode pensar em:

  • Sorteios;
  • Brindes;
  • Dinâmicas no ponto de venda, que tal uma roleta sorteando prêmios ou uma porcentagem de desconto?
  • Postagens nas redes sociais direcionando para onde você deseja que a compra seja realizada. Se o seu objetivo é levar o consumidor à loja física, deixe claro que seu negócio oferece descontos exclusivos para esse espaço.
  • Consulte as finanças, prepare o estoque e ofereça descontos reais e atrativos, (nada de metade do dobro, hein!)

Essa etapa de planejamento e atração dos clientes é fundamental para o sucesso da sua campanha da Black Friday; procurar ajuda especializada pode ser o tiro certo para fazer ver seu investimento multiplicar.

Aqui na agência convocamos todo nosso time para pensar na melhor estratégia para a sua campanha, (sim, do cara do T.I. até a moça do RH colocam suas ideias na mesa na hora de criar o projeto que vai fazer alavancar suas vendas).

Foco no e-commerce

Cada clique é decisivo para que o consumidor escolha comprar no seu site ou no concorrente. Por isso atente-se aos seguintes pontos:

Tenha um site leve e responsivo

De acordo com dados do próprio Google, o tempo ideal para o carregamento de uma página é entre 0,5 e 2 segundos. Um site lento pode significar um clique para a concorrência.

Plataforma intuitiva

Quanto menos cliques e etapas seu comprador tiver de passar para comprar o produto, maiores as chances da compra ser efetuada. Otimize seu site e torne a experiência de compra o mais simplificada possível.

Pop-ups

É possível criar pop-ups para quando o comprador for sair do seu site. Com isso, você pode reter a atenção do consumidor perguntando se ele tem certeza que quer ir embora, oferecer um desconto, ou mostrar que as ofertas são limitadas.

Invista no serviço de entrega

Segundo o estudo levantado pela Behup em 2021, 38% dos consumidores declararam que fizeram compras não planejadas graças ao fator frete grátis e 23% devido à entrega rápida. Aproveite para negociar com quem presta esse tipo de serviço para você.

Tenha um canal de comunicação transparente

Lembra que falamos sobre ser omnichannel? Pois bem, para maximizar a experiência do consumidor com a sua loja, esteja à disposição.

Deixe claro em qual meio o comprador pode tirar suas dúvidas ou fazer reclamações, e é claro, tenha alguém para dar atenção a esse canal.

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Aqui no blog sempre tem dicas preciosas para você melhorar o seu marketing e sair na frente dos concorrentes.

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Giovanna Bentivoglio

Redatora na Rezz