Vou inaugurar uma nova loja. E agora?

A abertura de uma nova loja de supermercado é um momento muito importante e determinante para seu sucesso. São meses de planejamento de diversos setores, obras, compras, segurança, suprimentos, abastecimento e, claro, marketing.

O planejamento de marketing para a inauguração de uma nova loja é essencial para o seu sucesso e para o cumprimento das metas de vendas.

Neste conteúdo vou te explicar como funcionam os bastidores da inauguração de uma nova loja e como uma agência de publicidade pode te ajudar a executar tudo com maestria.

Estudo do mercado

O primeiro passo é o estudo do mercado. Temos que entender a cidade e bairro onde a nova loja está inserida. Qual o potencial de consumo, público-alvo e concorrentes.

Aqui a chave é a boa e velha pesquisa. O site do IBGE sempre tem dados demográficos muito interessantes sobre a cidade e o bairro. Já dá uma boa base para entendermos a população que mora no entorno da loja.

Para achar os concorrentes podemos recorrer ao Google Maps, localizando por segmento (supermercados) próximos ao endereço da sua loja.

Após fazer essa lista o ideal é fazer uma visita presencial, conhecendo os pontos fortes de cada um e avaliando qual(is) tem mais fit com o seu público-alvo.

Também vale pesquisá-los na internet, avaliar site, redes sociais, se inscrever em newsletters, WhatsApp etc. Assim ficamos por dentro de todas as ações do coleguinha.

Verba de marketing

Com base nesse estudo e na análise da meta de venda para a loja nova, vamos determinar a verba de marketing para a inauguração. Normalmente as empresas têm uma verba definida, que é uma porcentagem da venda da loja.

No entanto, ao se tratar de uma nova loja, há um aporte maior para essa campanha de inauguração, contando até com as verbas recebidas de fornecedores. Veja quanto sua empresa pode dispor para essa campanha, e acabado o período de sustentação, pode-se retornar à verba padrão.

Planejamento de mídia

Já temos o estudo dos concorrentes diretos e também nosso público alvo. Neste momento é importante maximizar a verba de mídia, buscando sempre o melhor resultado possível com a verba que temos disponível.

A partir da verba conseguimos definir quais serão os meios de comunicação utilizados para aquela campanha.

O próximo passo é estudar quais são os veículos de mídia da região. É essencial investigarmos quais são os veículos regionais atuantes nos meios de comunicação que definimos para a campanha como rádios, mídia out of home (MOOH), emissoras de televisão etc.

Etapas do plano de mídia

O plano de mídia de inauguração de uma loja de supermercado deve ter três etapas essenciais: teaser, inauguração e sustentação.

No teaser vamos gerar expectativa para a abertura da nova loja, já mostrando alguns atributos e despertando desejo no consumidor.

Nessa etapa podemos já comunicar a data e hora de abertura. Recomenda-se no mínimo 3 dias de teaser.

Na etapa de inauguração vamos focar em ofertas. Essa etapa pode começar um dia antes do Dia D, e já comunicar as ofertas de abertura.

Cuidado para não começar essa etapa cedo demais e dar aos concorrentes a chance de cobrir as ofertas anunciadas.

Esse é o momento com maior volume de mídia e mais agressivo. Queremos levar o máximo de pessoas para conhecer a nova loja.

Na etapa de sustentação teremos uma mídia mais branda, intercalando comunicação institucional com ofertas, e mantendo o movimento da loja.

A sustentação é muito importante, pois muitas pessoas não vão conhecer a loja nos primeiros dias. Precisamos gerar um fluxo constante de novos clientes, que posteriormente serão clientes fiéis. Essa etapa pode durar até 3 meses.

Evento de abertura

É muito comum termos um evento de abertura, uma solenidade mesmo, para inaugurar a nova loja. Esse evento pode ser um marco tanto para os colaboradores que ajudaram a construir aquela nova unidade, quanto para a comunidade em si.

Um novo supermercado é um gerador de empregos, faz a economia girar, além de ser uma grande mudança no bairro onde está inserido. Vale muito a pena comemorar essa conquista.

Fase de teste

Uma prática que tem sido cada vez mais utilizada pelos varejistas é a fase de teste da loja. A unidade abre um ou dois dias antes da sua abertura oficial, geralmente para colaboradores e familiares.

Nesse dia conseguimos testar toda a estrutura da loja, bem como os colaboradores. Temos tempo hábil de consertar qualquer erro ou problema na operação, para que os clientes tenham uma primeira experiência incrível.

Abertura para fornecedores e autoridades

Outra prática interessante é convidar os fornecedores parceiros e autoridades locais para conhecer a loja um pouco antes da abertura. Aqui pode-se fazer um café da manhã para esses convidados, com a loja fechada.

É um ótimo momento de reconhecimento, e também serve para apresentar a loja a esse público.
Sugere-se que esse evento seja feito bem cedo, às 7h00 da manhã por exemplo, seguido da solenidade e abertura oficial um pouco depois.

Solenidade

Para marcar esse momento tão importante podemos ter um breve discurso de abertura.

Nesse ponto geralmente falam os diretores da empresa, e também autoridades locais, como o prefeito da cidade.

Esse momento deve ser breve e aberto para todos os clientes que estão aguardando a inauguração.

Assim, marcaremos com chave de ouro a nova loja. Ao fim dos discursos, que devem durar no máximo 15 minutos, faz-se a abertura oficial com o corte da fita e liberação da entrada para todos.

Organização

Todas essas etapas acima fazem parte do planejamento de marketing para inauguração de uma nova loja.

É essencial que seja trabalhado com o calendário reverso, ou seja, a partir do Dia D vamos definir com antecedência quando cada etapa deve ser entregue e como isso será realizado.

A Rezz tem grande experiência em inaugurações, fazendo todo o planejamento de mídia, conceito criativo da campanha e organização do evento de abertura.

Fazemos toda a contratação de fornecedores, para que você não se preocupe com nada.

Lembre-se que uma inauguração de sucesso não depende somente de boas ofertas, e sim de um bom planejamento de marketing e divulgação da nova loja. Conte com a gente para atingir suas metas de vendas!

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Aqui no blog sempre tem dicas preciosas para você melhorar o seu marketing e sair na frente dos concorrentes.

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Mariah Skittberg

Gerente de contas na Rezz